quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mandalas

As aulas realizadas nas turmas do 4° ano são todas embasadas emcima das Orientações de Artes Visuais que prezam pela Arte Indígena com história de suas imagens e diferentes produções culturais artísticas, relacionando os elementos visuais da linguagem plástica: ponto e linha; espaço e forma; desenho e pintura; simplificação e geometrização formal.

Turmas: 1401, 1042, 1403, 1404





Objetivos
Conhecer o conceito de mandala na história e na arte indígena
Identificar a forma da mandala em objetos e situações relacionadas ao cotidiano
Reconhecer diferentes formas geométricas presentes na construção de uma mandala
Desenvolver a percepção visual, a concentração e a sensibilidade para as cores
Rssaltar o valor da arte no desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem instigando o conhecimento de diversificadas manifestações culturais expressas artisticamente.

Alunos da turma 1403
Introdução
A palavra " mandala" significa círculo. É símbolo de integração e harmonia. Durante muito tempo foi usada como expressão artística e religiosa, através da arte indígena para rituais de cura. 
Mandala é uma imagem circular composta por um padrão de formas que se repetem simetricamente em torno de um ponto central. Uma mandala é muito mais que um simples desenho. Elas são formadas por uma série de formas geométricas: círculos, triângulos, quadrados e retângulos.
Os indígenas construíam suas mandalas com areia colorida e acreditavam que cada cor possuía um significado, por isso, a mandala apresenta sempre grande profusão de cores.


Vermelho: A cor do amor e da força
Azul: A cor da paz e da paciência
Amarelo: A cor do pensamento e da concentração
Verde: A cor da cura e da saúde
Lilás: A cor da bondade e da harmonia
Laranja: A cor da energia
Branco: A cor da purificação e equilíbrio, pois é a junção de todas as cores que existem na natureza


Estratégia
Exibição de vídeo demonstrando diferentes representações de mandalas


Alunas da turma 1404


Alunos da turma 1401


Atividade
Cada aluno escolheu o desenho de uma mandala diferente.
Para colorir foi utilizado diferentes técnicas artísticas (desenhos) e diversificados materiais, tais como: lápis de cor, giz de cera, hidrográficas, cola colorida, glitter, purpurina, etc).
Ao final, cada mandala foi recortada e elaborado um painel coletivo para a exposição dos trabalhos.

Mural de Artes

Observação: 
Em cada mandala confeccionada, é possível observar traços da personalidade de quem a criou - o quanto ela é ousada na mistura das cores, texturas e materiais ou a forma que sintetiza o seu mundo, suas habilidades, dificuldades, as influências externas e até em que universos percorre a mente daqueles que às vezes parecem tão distraídos.
Uns usam livremente, outros usam métodos para concretizar ideias, mas o que fica para quem faz e para o observador é a sensação de entrar em contato com o universo subjetivo que há em cada um de nós, independente de esoterismo e da técnica, a arte acontece desde a produção da mandala até a observação do seu resultado.

9 comentários:

  1. Que lindo, adorei a ideia !!!! Vou fazer com meus alunos do 5o ano

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  2. Adorei, voce me ajudoumuito porque o projeto é sobre identidade,obrigada

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  3. Adorei, voce me ajudoumuito porque o projeto é sobre identidade,obrigada

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  4. eu sou aluna pensei que iria mim ajudar com a mandala para um trabalho mais não mim ajudou em nada.

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    1. Não te ajudou porque tu não quis prestar atenção porque eu prestei e conseguir fazer o meu

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  5. Bom dia, por favor: será que poderia me enviar a referencia bibliografica ou onde buscou a informação sobre a mandala na história dos indígenas. Eu gostaria de saber tb se refere-se a índigenas brasileiros.

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  6. Adorei! Parabéns!!! Vou fazer com os alunos do quarto ano. Obrigada!

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  7. Ótimo trabalho . Vou desenvolver com as gestantes no meu grupo de convivência. Treinar a paciência. ..

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