quarta-feira, 19 de junho de 2013

Aula - Passeio ao Museu Casa do Pontal

"O folclore traz encanto, liberdade, cultura, lazer entre outras coisas que poderão ser admiradas por qualquer povo no mundo." 

Turmas: 1301, 1302 e 1303

Justificativa: A necessidade dos alunos relacionarem os conteúdos afins trabalhados em sala de aula, na disciplina de Artes, fez-se necessário levá-los a ter um contato direto com o Museu Casa do Pontal, que é o mais importante Museu de arte popular do Brasil, além de ser uma referência turística e antropológica não só no Brasil, como em todo mundo, a fim de que possam conhecer, ampliar seu repertório e valorizar a diversidade da cultura brasileira.
O acervo do Museu é composto pela produção realizada por cerca de 200 artistas desde o início do século XX, envolvendo 8.000 peças de distintos tipos de artesanato. O acervo foi reunido por Jacques Van de Beuque, que também construiu a sede do Museu.
























Objetivos Gerais:
-Ter conhecimento sobre a arte popular brasileira
-Identificar suas características, valores e contribuições para a construção de nossa arte como um todo.

 

Objetivos Específicos:
-Conhecer a linguagem popular (folclore)
-Reconhecer os mais diversos tipos de artesanato como cultura popular nordestina, entre eles, esculturas, bonecos, entalhes, modelagens e mecanismos articulados, produzidos com o uso de barro, madeira, tecido, areia, ferro, alumínio, miolo de pão, palha e arame.
-Valorizar a importância das obras de Mestre Vitalino enquanto objeto cultural
-Conhecer a riqueza da literatura de cordel
-Conhecer e apreciar a arte da xilogravura


Metodologia:
Foi formado um grupo de 40 alunos para que fosse possível fazer a visitação de forma organizada.
O Museu desenvolve um projeto de educação patrimonial, com a exposição teatralizada do acervo com a participação de arte - educadores. Músicas de cancioneiros populares e textos de literatura de cordel, acompanhados por violão.









Conclusão:

Ao final do passeio, dando segmento ao planejamento de curso de Artes Visuais, os alunos produzirão atividades relacionadas ao folclore, realizando modelagens em argila com releitura nas obras de Mestre Vitalino e produzindo um livro interativo sobre uma produção de Literatura de Cordel com imagens em xilogravura.


"A cultura de um povo é o seu maior patrimônio.
Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores,
é permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato."


Um comentário: