terça-feira, 30 de abril de 2013

Romero Britto - O artista da Alegria!!!

O artista foi escolhido não só pela alegria que expressa, através das cores e formas geométricas em suas obras como também para favorecer a capacidade de "ler o mundo" com sensibilidade e criatividade ao identificar e explorar os elementos que fazem parte de seu entorno, passaram a expressá-lo de forma artística, inspirando-se nas imagens do artista, manifestando sua criatividade.

Turmas: 1401, 1402 e 1403



Objetivos:
Conhecer vida e obra do artista plástico Romero Britto

Despertar nas crianças o interesse pela apreciação de imagens artísticas através de suas obras
Contextualizar os temas utilizados em suas obras

Identificar linhas, formas, cores e outros elementos nas suas produções





Conteúdos:
Vida e obra de Romero Britto

Introdução:
Conhecido pelo seu estilo alegre e colorido e por apresentar uma arte popular, é considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas e o pintor brasileiro mais bem sucedido fora do Brasil.
Romero Britto nasceu no Recife, em 6 de outubro de 1963.  Começou seu interesse pelas artes na infância, quando usava sucatas e papelões de jornal em seus trabalhos. Romero Britto também começou nessa época a grafitagem, o que foi de grande influência  em seu trabalho.
É muito influenciado pelo Cubismo, e tem Pablo Picasso como um grande mestre. Seus estilo vibrante e alegre, com cores fortes e impactantes fez com que sua obra tivesse forte ligação com a publicidade.
Romero Britto foi homenageado pela escola de samba Renascer de Jacarepaguá no desfile do carnaval de 2012. O enredo abordou sua história, o colorido e a alegria de sua obra.
Hoje, o pintor vive em Miami, cidade na qual possui grande identificação. É casado e tem um filho.





















Estratégia:
Exibição de vídeos com apresentação de obras do artista plástico Romero Britto, destacando alguns elementos como: gato, pássaros, cachorros, meninas, flores, peixes e borboletas que darão introdução à aula.
Foi apresentada uma obra a cada aula.
























Atividades:
Os alunos criaram releituras (apreciação e reflexão) de diversas obras do artista.
Para colorir foi utilizado diferentes técnicas artísticas e diversificados materiais, tais como: lápis de cor, giz de cera, caneta hidrográficas, cola colorida e gliter.
Ao final, cada trabalho foi recortado e elaborado um painel coletivo para exposição dos trabalhos.


"Todas as telas nascem em branco. 
A decisão de colorir é toda sua!"
Romero Britto