terça-feira, 6 de novembro de 2012

Arte Indígena - Cultura e Tradição

Criação de mandalas, trançados e vasos indígenas
As aulas realizadas nas turmas do 4° ano são todas embasadas emcima das Orientações de Artes Visuais que prezam pela Arte Indígena com história de suas imagens e diferentes produções culturais artísticas, relacionando os elementos visuais da linguagem plástica: ponto e linha; espaço e forma; desenho e pintura; simplificação e geometrização formal.
Turmas: 1401, 1042, 1403, 1404 


Objetivos
Valorizar as manifestações artísticas dos indígenas brasileiros
Perceber a identidade indígena como parte integrante e formadora do povo brasileiro
Compreender a expressão das manifestações culturais das tribos indígenas e sua função
Estabelecer as relações existentes entre os povos indígenas e a sociedade atual
Desenvolver a percepção visual, a concentração e a sensibilidade para a produção manual
Ressaltar o valor da arte indígena no desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem instigando o conhecimento de diversificadas manifestações culturais expressas artisticamente 





Conteúdo
Mandalas com canudos de papéis
Trançado com jornais
Vasos indígenas

Introdução
Além  das mandalas, que durante muito tempo foi usado como expressão artística e religiosa, através da arte indígena, outro elemento da arte tradicional indígena que foram explorados nas aulas de artes foram os trançados.
Por fim, as várias peças em cerâmica desenvolvidas manualmente pelos índios de distintas tribos foram relidas pelos alunos. 




Alunos das turmas 1401 e 1403

 
A cestaria indígena é feita a partir de cipó, bambu e outras fibras vegetais. Não nos concentramos na questão do artesanato, ou seja, como produzir um cesto ou algo parecido, porém, os trançados foram produzidos usando o recurso de canudinhos de jornal.


Todas as atividades foram mediadas pela professora
Estratégia:

Em um primeiro momento, para fim de compreensão, a partir de visualização de imagens, foram apresentados vídeos com a cultura e tradição de arte indígena.


Atividades:

Vasos com grafismos indígenas (Turmas 1401, 1402, 1403 e 1404)
O último projeto baseado na cultura indígena realizado pelos alunos foi a produção de vasos, utilizando bexigas (bolas de festas) e papel craft (papel pardo).
A decoração foi baseada nos grafismos indígenas.

Os vasos indígenas produzidos pelos alunos foram expostos no colégio
  









Após 3 camadas de papel craft, com seus "vasos indígenas" já devidamente preparados, os alunos finalizaram seus trabalhos decorando-os com grafismo indígena. Os vasos foram pintados com tinta guache.


 







Mandalas (Turmas 1402 e 1404)
Após o 1° trabalho realizado para criação de mandalas, cujo já postado algo semelhante, os alunos desenvolveram novas mandalas a partir de canudos de papéis, colando um ao outro até surgir a forma. Após, criaram motivos geométricos inspirados nos grafismos indígenas e pintaram com guache e cola colorida.








Trançados (Turmas 1401 e 1403)
Os alunos entenderão que o trançado faz parte da cultura tradicional desses povos. 
Para que eles tivessem uma pequena noção de como é complexo realizar um trabalho dessa natureza, foi proposto pela professora que fosse feito um trançado na forma de retângulo usando jornais.
Para confecção, foram criados canudos (rolinhos) de jornal.

  







Depois de terminado o trançado eles pintaram as peças. A pintura também foi livremente inspirada nas imagens que observamos da arte indígena, mas sem necessariamente ser uma transposição literal.
Os alunos ficaram livres para interpretarem ao seu modo o que haviam observado.
 


Todos nós juntos somos muito melhores do que cada um de nós, isoladamente!